Critérios de Aprovação 2024.1:


Os itens de 1 à 5 se aplicam somente para o cálculo da média dos alunos com três provas ao menos. A prova de SC somente pode ser feita com justificativa. Se o aluno não justificar a falta em alguma prova, não poderá fazer a prova de SC, receberá falta nessa prova e a média será calculada de acordo com a resolução sobre o tema:



1 - As notas dos alunos serão estabelecidas através de três Provas (dentre P1, P2, PF ou SC), no máximo. Os alunos devem ter duas notas antes da avaliação final (PF ou SC)


Os alunos podem fazer três provas regulares P1, P2 e PF. Porém, o aluno somente poderá fazer a prova de SC se justificar a ausência em alguma das provas regulares, conforme esclarecido em aba provas.


A prova de SC é usada para substituir a avaliação final. Como explicado em aba provas, o aluno será considerado reprovado caso falte a duas ou mais provas. Note que, dependendo do caso, a reprovação pode se dar por falta ou por média.


2 - ATENÇÃO: independente de quantas avaliações e provas feitas, e das notas obtidas nessas avaliações, o aluno será considerado REPROVADO POR FALTA se não tiver o mínimo de presença no curso (determinado em cada semestre pelo CEG).


Para todas as turmas semipresenciais, o aluno pode deixar de fazer (ou fazer insatisfatoriamente) a apenas algumas atividades para não ser reprovado por falta (o quantitativo é especificado no AVA). A presença em sala de aula é facultativa (não é obrigatória), porém as atividades disponibilizadas no AVA são indispensáveis para o aluno não ser reprovado por falta.


3 - Para aqueles alunos que fizerem ambas as provas parciais P1 e P2, calcula-se a média aritmética: M = [(P1) + (P2)]/2.


Se M ≥ 7.0, o aluno está APROVADO por média;

Se M < 3.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;

Se 3.0 ≤ M < 7.0 o aluno precisa fazer a PROVA FINAL;
Se P1 ≥ 6.0 E P2 ≥ 6.0 o aluno está APROVADO por média;


4 - Para aqueles que fizerem as provas P1, P2 e PF, a NOTA FINAL é: NF = (M + PF)/2.


Se NF ≥ 5.0, o aluno está APROVADO por média;

Se NF < 5.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;


5 - Para os alunos que faltarem a alguma das provas parciais P1 ou P2 e não forem reprovados por falta, a PROVA FINAL é OBRIGATÓRIA para a não reprovação. Nesse caso, se o aluno tiver feito a P1, a média antes da avaliação de SC vale M = [P1 + PF]/2, ou se o aluno tiver feito a P2, a média antes da avaliação de SC é M = [PF+P2]/2.


Se M ≥ 7.0, o aluno está APROVADO por média;

Se M < 3.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;

Se 3.0 ≤ M < 7.0 o aluno precisa fazer a SEGUNDA CHAMADA (com justificativa em falta anterior);


6 - A SEGUNDA CHAMADA é feita por aqueles que possuam apenas duas notas disponíveis [P1 e P2] ou [P1(ou P2) e PF] e tenham a ausência na prova faltante justificada e aceita nos prazos estabelecidos. Para aqueles que tiverem feito a segunda chamada, a nota final é calculada conforme alínea 2, com as notas correspondentes, ou seja, NF= (M+SC)/2.


Se NF ≥ 5.0, o aluno está APROVADO por média;

Se NF < 5.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;


7 - Média final dos alunos faltantes que não se encontram nas situações de "Aprovado Direto" ou "Reprovado Direto": para evitar interpretações equivocadas, esclarecemos o cálculo da média dos alunos que faltaram a mais de uma prova (ou não justificaram a falta em uma prova e se encontram impossibilitados de fazer a SC): a) se o aluno faltar às provas P1 e P2, a média final será M =0; b) se o aluno faltar às provas P1 e PF, a média final será M = P2/4; c) se o aluno faltar às provas P2 e PF, a média final será M = P1/4; d) se o aluno faltar às provas PF e SC, a média final será M=(P1+P2)/4; e) se o aluno faltar às provas P1 e SC, a média final será M=(P2+PF)/4; f) se o aluno faltar às provas P2 e SC, a média final será M=(P1+PF)/4. O aluno que não justificar a falta em alguma das provas P1, P2 ou PF, não poderá fazer a prova de SC e receberá falta nessa prova, com a aplicação de algum dos critério descritos nesse item 7.