Critérios de Aprovação


1 - As notas dos alunos são obtidas através de quatro Avaliações Extras (E1, E2, E3 e E4) e de três Provas (P1, P2, PF), e uma prova substitutiva (2CH), quando justificado.


As Avaliações Extras são opcionais e os alunos podem fazer as quatro avaliações na plataforma AVA, em dias, horários e intervalos de tempo pré-estabelecidos. Caso o aluno perca alguma Avaliação Extra, esta não será substituída por avaliação futura.


Os alunos têm o direito de fazer três provas. Porém, o aluno poderá fazer a prova de 2CH somente se justificar a falta em alguma das provas P1, P2 ou PF.


A prova de 2CH é usada para substituir apenas uma nota de prova. Como explicado na aba provas, o aluno será considerado reprovado (dependendo do caso a reprovação se dá por falta ou por média) caso falte a duas ou mais provas.


2 - ATENÇÃO: independente de quantas avaliações e provas feitas, e das notas obtidas nessas atividades, o aluno será considerado REPROVADO POR FALTA se não tiver o mínimo de 75% de presença no curso.


Para as turmas presenciais (Turma 2, Turma 3 e Turma 4), o aluno pode ter, no máximo, SETE (7) FALTAS para não ser reprovado. A presença (75% pelo menos) em sala de aula é obrigatória e o aluno deve assistir às aulas na turma designada.


Para as turmas semipresenciais (Turma 1), o aluno pode deixar de fazer (ou fazer insatisfatoriamente) a apenas TRÊS ATIVIDADES (3), para não ser reprovado por falta. A presença em sala de aula não é exigida, porém as atividades disponibilizadas no AVA são obrigatórias.


3 - Para aqueles alunos que fizeram ambas as provas parciais P1 e P2 e não estão reprovados por falta, calcula-se a média aritmética: M = [(P1+E1+E2) + (P2+E3+E4)]/2.


Se M ≥ 7.0, o aluno está APROVADO;

Se, concomitantemente, (P1+E1+E2) ≥ 6.0 e (P2+E3+E4) ≥ 6.0, o aluno está APROVADO;

Se M < 3.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;

Se 3.0 ≤ M < 7.0 o aluno deve fazer a PROVA FINAL;


4 - Para aqueles que fizeram as duas provas parciais P1 e P2 , não foram reprovados (por falta e/ou por média), e fizeram a PROVA FINAL, a NOTA FINAL é: NF = (M + PF)/2.


Se NF ≥ 5.0, o aluno está APROVADO;

Se NF < 5.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;


5 - Para os alunos que faltaram a alguma das provas parciais P1 ou P2 e não foram reprovados por falta, a PROVA FINAL é OBRIGATÓRIA para a não reprovação. Nesse caso, se o aluno fez a P1, a média é M = [(P1+E1+E2) + (PF+E3+E4)]/2, ou se o aluno fez a P2, a média é M = [(PF+E1+E2)+(P2+E3+E4)]/2.


Se M ≥ 7.0, o aluno está APROVADO;

Se M < 3.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;

Se 3.0 ≤ M < 7.0 o aluno deve fazer a SEGUNDA CHAMADA;


6 - A SEGUNDA CHAMADA pode ser feita por aqueles que possuam apenas duas notas disponíveis até o momento [P1 e P2] ou [P1(ou P2) e PF] e tenham justificado a ausência na prova faltante. Para aqueles que fizeram a segunda chamada, a nota final é calculada conforme alínea 2, com as notas correspondentes, ou seja, NF= (M+2CH)/2.


Se NF ≥ 5.0, o aluno está APROVADO;

Se NF < 5.0, o aluno está REPROVADO POR MÉDIA;